Páginas

terça-feira, 11 de março de 2008

Sófocles -Édipo Rei.


imagem:Édipo com a esfinge em vaso grego.


Sófocles (496-406), que junto com Eurípides (480-406 A. C) e Ésquilo (525- 426 A. C) fundam a tragédia na antiga Grécia de Péricles, tempo da razão, da democracia e das artes. Édipo rei, forma uma trilogia, junto com Antígona e Édipo em colono, História do homem que mata o pai e casa-se com a mãe, e sobre profunda angustia vasa seus próprios olhos, pois nem seu don de desvendar enigmas tinha importância, agora e a morte não poderia lhe trazer paz, por que encontra com pai e a mãe no hades, seria um castigo ainda pior.
A ação de Édipo Rei tem inicio com o protagonista já rei de Tebas e casado com Jocasta, a mãe que ele desconhece. Uma praga assola o reino. Segundo o Oráculo de Delfos ela só será debelada com a expulsão do assassino de Laio, o rei anterior. O soberano empreende uma busca pelo criminoso até que o vidente cego Tirésias revela que o assassino de Laio é o próprio Édipo, logo o rei se encoleriza contra o vidente e o acusa de conspiração. Jocasta aconselha-o para não acreditar em profecias, pois o Oráculo já se enganar entes, quando previra que Laio, seu primeiro marido, morreria pelas mãos do próprio filho, quando na realidade ele fora assassinado por bandidos, quando na verdade ele foi morto por suposto bandidos.
Édipo então se recorda de que, durante a sua viagem de Corinto a Tebas, na época da morte de Laio, havia matado um ancião e seus sevos, que lhe interpelaram no caminho lembrança, aliada à revelação de um emissário de Corinto de que ele não era filho dos reis daquela cidade, conduz ao horrível reconhecimento. Édipo matara o pai Laio e desposara Jocasta, sua mãe. Jocasta suicida-se. O rei fura os olhos e abandona Tebas.
Esta peça com um tem universal o incesto e o assassínio, influenciou vários autores e teoria, Freud o inconsciente, no que se refere à mãe.

Um comentário:

O Fantasma de Chet Baker disse...

Oi ernani,
não deu para ler Édipo Rei, mas li outros textos seus. Amei! Se der, mas só se der, dá um pulinho no meu,tá?