Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Condição do homem Moderno.

Resenha do livro a Condição Humana(1958). Hannah Arendt (1906-1075).
"a ação seria um luxo supérfluo [...] se os homens fossem as repetições reprodutíveis ao infinito de uma só e único modelo"(I).
Referencias: A condição humana , segunda grande obra de Hannah Arendt (10906-1975), retoma sob um novo ângulo o questionamento politico que vem sendo feito desde As Origens do Totalitarismo: Para responder aos temores suscitados pelo advento do totalitarismo no seculo XX, ela reflete sobre o que , na condição humana, torna possível o renascimento do espaço politico . Através de uma antropologia filosófica e uma analise histórica, Arendt lembra o sentido e o valor da Vita Activa. Deste modo ela aprende contribuir para uma melhor compreensão de nossa modernidade, a fim de esclarecer as escolhas dos cidadãos.
Problemática: O Prólogo aponta os problemas ético-políticos levantados por dois fatos de civilização: o envio do primeiro satélite ao espaço (1957) mostra a de calagem entre o que os progressos científicos e técnicos nos permitem fazer nossa incapacidade de compreende-los e falar deles;o progresso da robotização desemboca na inquietude perspectiva de uma "sociedade" de trabalhadores sem trabalho". Arendt propõe então a "pensar o que fazemos", analisando as atividades inscritas nossa condição e tentando reencontrar "a origem da alienação do mundo moderno".
Teses Essenciais: ENCONTRAR O SENTIDO DE NOSSAS ATIVIDADES RELIGANDO-AS À NOSSA CONDIÇÃO HUMANA Todo ser vivo está sujeito ao nascimento e morte e á morte mas só o ser humano toma consciência disto. Duas vias se abrem: Assumir sua condição sua condição tentando reencontrar a imortalidade como "via perpétua nesta terra"(I) através de sua atividade prática ou recusá-la visando à eternidade pela Via Contemplativa. Arendt reabilita a primeira via contra a tradição platônica, mas também contra pensadores com Marx, que negligenciam a distinção hierárquica a estabelecer entre as três atividades fundamentais da vida Activa: O Trabalho é a atividade humana, mas a menos humana, porque ela marca a escravidão do ser humano à necessidade natural. Sua função é assegurar a sobrevivência do individuo e da espécie, através da produção de bens destinados a serem consumidos. o animal Laboransesgota-se em produzir o que ele deve destruir para continuar a produzir. A Obra Deve ser distinguida do trabalho, no que ela escapa ao processo vital: através da fabricação de objetos de uso e a criação de obras de arte, O O homo faber transforma a natureza para edificar um mundo humano, não natural, onde os seres humanos encontram " uma moradia mais durável e mais estável que eles mesmos"(IV). O mundo das obras, por sia dimensão objetiva, é destinado a sobreviver aos indivíduos que criaram as obras. A Ação É atividade mais elevada, porque ela remete à vida política do ser humano. À diferença do trabalho e da obra, que só unem os humanos indiretamente , ela se funda na pluralidade. Pela ação, cada ser humano que nasce pode livremente inserir-se no mundo humano e introduzir nele algo novo.
A RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO Os gregos distinguiam nitidamente a esfera politica da cidade , onde cidadãos livres e iguais elaboravam, um mundo comum pela ação e pela palavra , da esfera socioeconômica da família, definida por preocupações utilitárias e relações desiguais ( autoridade paterna e escravidão). Ora, o crescimento do social do Estado-nação confundiu esta fronteira entre domínio público e domínio privado. As questões domésticas e econômicas tornaram-se publicas e a produção de riquezas o único objetivo da politica . o privado foi o primeiro valorizado como espaço de resistência da subjetividade individual contra o conformismo, depois foi engolido pela sociedade, quando a propriedade privada perdeu o caráter sagrado que tinha entre os gregos,como meio de ser cidadão, para tornar-se um valor social produzido pelo pelo trabalho e subordinado ao processo de acumulação da riqueza. Como a condição para que haja um vida política é a existência de um domínio público separado do domínio privado, vê-se o risco de alienação do mundo moderno, onde o público "tornou-se uma função do privado e o privado a única e exclusiva preocupação comum"(II).
CONCEITOS: VIDA ACITIVA/;VITA COMTEMPLATIVA: pelo conceito de vita activa, que engloba o trabalho, a obra e a ação, Arendt inverte a hierarquia estabelecida por Platão e recusa a desvalorização das Atividades humanas em proveito da contemplação do eterno , onde o ser humano se desengaja do mundo comum.
PLURALIDADE:condição da ação politica que remete ao fato de que os humanos são ao mesmo tempo iguais e distintos , isto é, únicos.
Fonte:CAmus, Sébastian. 100 Obras Chaves de Filosofia:2.ed. Petrópolis, RJ:Vozes ,2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

Calagem é uma etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas.