Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Etimologia de Socialismo.

Socialismo teoria social baseada sobre a igualdade de direito ao trabalho e ao lucro do trabalho. Todos os bens produtivos ( a terra, os edifícios, as maquinas, as fabricas) devem passar ao domínio inaliável da sociedade. Todos os privilégios devem ser abolidos para que se obtenha a mais completa igualdade possível, Do Frances socialisme, do latim Socialismus, de Social+Ismo. (Grande dicionário etimológico-Prosódico da língua portuguesa pg:3791 )


Palavra , conceito tem sua origem no radical Sócio cuja transcrição corresponde: Associado, companheiro, Aliado, XII Do latim. , Associação em 1844 do Frances association; A ssociar, agregar , unir, reunir, XVI. Do latim Associare; consociação XX. Do latim consociatio-onis, consciar verbo, associar XVIII. Do Latim consociare; consocio XVI, do latim, consocius; des-a -ssociar em 1881; dissociabil.idade, em 1881; dissociação 1858, do Frances dissociation, derivado do latim, dis-sociare; dissociável XVIII, do Frances dissociable, deriva do latim, dissociabilis. Insociabel-idade 1858, adaptado do Frances insociabilité , insocial, 1844 da latim, tradução Insocialis, insociável 1844, do Frances, insociable, derivado do latim , in-sociabilis –e; Sociabil-idade 1813. adaptado do Frances Sociabilité, Sociabil-izar, 1881 , social XVI Do latim socialis-e, Social-ismo, do Frances Socialisme.

Em fim o registro histórico desta palavra no dicionário etimológico Nova Fronteira de língua portuguesa , onde esta é cunhada no período moderno,Já em Lalande, pagina 1290 cito um parte; “ fui eu o primeiro a servir –me da palavra socialismo. Tratava-se de um neologismo nessa altura, um neologismo necessário: forjei esta palavra em oposição a Individualismo, que começava a circular. Isto há cerca de vinte cinco anos atrás” diz Pierre Leuroux , reclama a paternidade desta palavra, que não foi este que de fato o fez, segundo estudioso este teórico não passava de um entre vários saint-saimomianos, que entre os homens da época precisaram do neologismo. Mas com efeito esta pavra foi usada ante de Pierre Leuroux, ele não a forjou foi o primeiro a usar e explicara esta palavra sistematicamente

Um comentário: