Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

ERA DOS IMPÉRIOS


A era dos impérios

         O texto do historiador Hobsbawn, Eric(1917-2012). A Era dos impérios, recorta uma transição que gera acontecimentos como disputas de terras, controle econômico,da terra oriundo das ideais de uma classe, os burgueses:


“A Era dos Impérios (original em inglês: The Age of Empire: 1875-1914) é um livro de autoria do historiador e cientista social inglês Eric Hobsbawm. No seu livro problematiza o período 1875-1914, marcado segundo o autor pela predominância de grandes potências imperiais ou colonialistas"(http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Era_dos_Imp%C3%A9rios)


          A economia está no progresso capitalista e os “Atrasados”(Africa, América Latina, Asia,Oriente), devem seguir tal avanço; período de 1875 à 1914. A era do impérios não somente pela prática do imperialismo, Dominar um território estrangeiro, de forma MILITAR/POLITICO/ECONOMICA , EXPLORAR sua matéria prima. Período da história da Europa , com maior numero de estados/Países, com governantes se auto-denominado Imperadores.
       
          Imperadores com características de um império colonial, explora terra , mão-de-obra e matéria-prima, ou seja as colonias são as responsáveis pelo avanço do império , estes fazem a manutenção do território conquistado com expedições militares( Oriente médio) e intervenções politicas ( Iraque ) economias ( bloqueio á cuba).

          O mundo exceto Europa e América do Norte,Japão,foi formalmente repartido entre essas potencias, estas colonias sofrerem intervenções politicas, econômicas , mas algo que não podemo deixar de citar é as transformações culturais ocorridos nestes países. Para ocupação de áreas remotas a condição tecnologia contribuem para este feito, o gosto pelo exótico, ouro diamante, são as condições do sub-mundo, para entrar na fila do progresso, A abertura do mundo, ferrovias, e a massa de consumo, transformando estas economia emergentes em produtores da energia ao produto ou artigo de luxo . Por isto disputar terra é também uma questão Militar .

Nenhum comentário: