Páginas

sábado, 11 de outubro de 2008

analise de um livro didatico sobre filosofia.

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Livro analisado: ARANHA, M.L.A. e MARTINS, M.H.P. Filosofando - Introdução à filosofia. São Paulo, Moderna, 1992.
Filosofando – Introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é um livro didático destinado a professores e alunos do ensino médio.
Com o propósito de atingir tal público, o livro é composto de textos elaborados a partir de uma linguagem simples e, portanto, acessível aos jovens do ensino médio. Tais textos, no entanto, vêm acompanhados de trechos e citações retirados das obras clássicas da filosofia e da produção de filósofos contemporâneos de grande relevância, pondo, desta forma, os alunos em contato direto com os grandes autores da história do pensamento. Segundo as autoras, no uso deste material, o professor terá uma função mais pedagógica, atuando na orientação dos alunos tendo em vista, sempre, o desenvolvimento de sua compreensão sobre os temas abordados. Além disso, cada capítulo vem acompanhado, no final, de uma lista de exercícios. Essa intenta exercitar a capacidade de reflexão e interpretação dos alunos. A história da filosofia – abordada desde o séc. VI a. C. até o séc. XX – é abordada a partir de tópicos nos quais ela já está, desde sempre, inserida.
Consta também no livro, um vocabulário com os termos e expressões próprios do meio filosófico, o que ajuda os jovens na compreensão dos textos. Em se tratando, porém, de um livro destinado a adolescentes que, em grande parte não têm interesse na filosofia como carreira , o livro deveria conter mais gravuras, fotos e ilustrações, o que, provavelmente, lhe traria uma sensação visual mais leve e agradável ao jovem, tornado o estudo da referida disciplina mais aprazível e sedutor.

Nenhum comentário: