Páginas
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
O Delírio Reich.
O Delírio Reich.
Wilhelm Reich (24 de Março de 1896 – 3 de Novembro de 1957.)
O excêntrico psicanalista é visto com muita descrença, pela comunidade de psicanalista e psiquiatras, suas pesquisa, muitas vezes visionária. Eram e sempre foram, mas artigo de expectativas e achismos, do que conclusão categórica cientifica.
O que é curioso é sua luta, pela busca do orgone, um conceito criado pelo psiquiatra. Esta noção vitalista que se inspira num fenômeno bio-elétrico, localizável , além do mais, na região do diagrama.
O psicanalista mergulhará na megalomania, inscrevendo-se na linhagem dos profetas.Sua extravagância e ilusão cega de suas ideias, o levaram a projetar um maquina, para abrigar o Orgone; ele queria o organe Atmosférico, o do céu, o do mar, das nuvens, da terra, as auroras boreais, as nebulosas; ele interpretava estas ondas de energias de correntes cósmicas de um vasto orgasmo cósmico.
Na sua sandice, ele achou que tinha encontrada a galinha dos ovos de ouro, criando e produzindo tal maquina vários pacientes, vários cientistas em sua época, compraram suas maquinas, UM CAIXOTE DE MADEIRA, que nunca foi encontrado nenhum vestígios de orgone.
Os tribunais dos Estados unidos mandaram retirara seu produto da linha de fabricação, os textos, e o produto foi incinerado. Reich recusou-se a submeter-se a Lei, foi condenado e via pena agravada por uma acusação de ultraje à magistratura: foi encarcedaro, e bastaram-lhe oito meses de prisão para morrer.
A história de Wilhem Reich, por outro lado, psicanalista tão importante- é emblemática do que filósofos tem o desejo de captar, intelectualmente, a energia que permeia os corpos e obececa a razão ocidental. que já foi batizada de vários nomes; Impetus ou conatus, elã vital, o querer-viver, vontade de poder ou libido, até mesmo fluxo. Por Deleuze.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário