Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Quem é John Galt? trecho sobre Dinheiro Part.I

"Quem é John Galt?, da filósofa russa objetivista Ayn Rand, que viveu muitos anos nos Estados Unidos. A história é um romance, um livro denso e intenso, grande. São cerca de 1 mil páginas. Passa em uma época imprecisa, mas a autora dá a entender que é o início do século XX."

 Trecho digitado por Ernani Augusto de Andrade:

"Francisco parecia não tê-lo visto. Rearden esperou , reprimindo o desejo de aproximar-se; não tem sentido, depois da ultima conversa que tivemos; para quê? O que diria a ele? E então, com a mesma sensação de bem-estar, sorridente, quando deu por si estava arrevessando o salão, em direção ao grupo que se formara em torno de Francisco d'Anconia.
Ao olhar para aquelas pessoas, Rearden perguntava-se por que motivo elas se sentiam atraídas por Francisco, por que fechavam no meio de um circulo apertado, quando era obvio, apesar de todos aqueles sorrisos, que detestavam. Em seus olhar de raiva culposa.Francisco estava encurralado contra o lado de uma escadaria de mármore, meio debruçado, meio sentado nos degraus; a informalidade de sua postura, juntamente com a estrita formalidade de suas roupas, lhe davam um ar de suprema elegância. Seu rosto ero o único que exibia o ar despreocupado e o sorriso radiante que conduziam com uma festa; porém seus olhos pareciam  intencionalmente vazios de expressão, sem qualquer vestígio  de alegria, revelando- como sinal de alerta - apenas a atividade de uma mente acentuadamente preceptiva.
A margem do grupo, despercebido, Rearden ouviu uma mulher com grandes brincos de brilhantantes e um rosto flácido e tenso perguntar nervosamente:
-Sr.d'Anconiam o que o senhor acha que vai acontecer com o mundo?
-Exatamente o que ele merece.
-Ah como senhor é cruel!
- A senhora não acredita na lei moral? Madame? - perguntou Francisco, muito sério.-Eu Acredito.
Rearden ouviu Bertram Scudderm que estava fora do grupo , dizer a uma moça que emitira algum som que traduzira indignação.
-Não se incomode com ele . Sabe, o dinheiro é a origem de todo mal, e ele é um produto típico do dinheiro.
Rearden achou que Francisco não deveria ter ouvido o comentário, porém viu-o virar-se para eles com um sorriso muito cortes.
-Então o senhor acha que o dinheiro é a origem de todo mal ? O senhor  já se perguntou qual a origem do Dinheiro? O dinheiro é um instrumento de troca que só pode existir quando há bens produzidos  e homens capazes de produzi-los. O dinheiro  é a forma material do principio de que os homens que querem negociar uns com os outros precisam trocar um valor por outro. O dinheiro não é instrumento dos pidões, que pedem produtos por meio de lágrimas, nem dos saqueadores, que os que levam à força. O dinheiro  só se torna possivel através dos homens que produzem .É isto que o senhor considera mau? Quem aceita dinheiro como pagamento por seu esforço só o faz por saber que ele será trocado pelo produto de esforço de outrem . Não são os pidões nem os saqueadores que dão ao dinheiro o seu valor. Nem um oceano de lagrimas nem todas as armas do mundo podem transformar aqueles pedaços de papel no seu bolso no pão de que você precisa para sobreviver. Aqueles pedaços de papel, que deveriam ser outro. são penhores de honra; por meio deles você se apropria da energia dos homens que produzem. A sua carreira afirma a esperança de que em algum lugar no mundo a seu redor existem homens que não traem aquele principio moral que é a origem do dinheiro. É isto que o senhor considera mau? Já procurou a origem da produção? Olhe para um gerador de eletricidade e ouse dizer que ele foi criado pelo esforço muscular de criaturas irracionais. Tente plantar um grão de trigo sem os conhecimentos que lhe foram legados pelos homens que foram os primeiros a plantar o trigo. Tente obter alimentos usando apenas, movimentos físicos, e descobrirá que a mente do homem é a origem de todos os produtos e de toda a riqueza que já houve na terra.Mas o senhor diz que o dinheiro é feito pelos fortes em detrimentos dos fracos? A riqueza é produto da capacidade humana de pensar.Então o dinheiro é feito pelo  homem que inventa um motor em detrimento daqueles que não o invetaram?