Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

TEXTO DE Antonin Artaud.

CARTA AO PAPA O Confessionário não é você papa , oh Papa, somos nós; entenda-nos e que os católicos nos entendam. Em nome da pátria, em nome da família, você promove a venda das almas, a livre trituração dos corpos. Temos, entre nós e nossas almas, suficientes caminhos para percorrer, suficientes distâncias para que neles se interponham os teus sacerdotes vacilantes e esse amontoado de doutrinas afoitas das quais se nutrem todos os castrados do liberalismo mundial. Teu Deus Católico e cristão que, como todos os demais deuses, concebeu todo o mal: 1ºVocê enfiou no bolso. 2º Nada temos a fazer com teus cânones, index, pecado, confessionário, padralhada, nós pensamos em outra guerra, guerra contra você, Papa Cachorro. Aqui o espírito se confessa para o espirito. De ponta a ponta de teu carnaval romano, o que triunfa é o ódio sobre as verdades imediatas da alma, sobre essas chamas que chegam a consumir o espirito. Não existe Deus Bíblia, Evangelho; não existem palavras que possam deter o mundo; nem a terra nem Deus falam de você. O mundo é o abismo da alma, Papa caquético, Papa alheio à alma, deixe-nos nadar em nossos corpos, deixe nossas almas em nossas almas, não precisamos do teu facão de claridades.
REFERENCIAS: WILLER, C. Os escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 1986.(ColeçãoRebeldes &Malditos­v. 5).

ANTONIN ARTAUD

Mal dito Antonin Artaud (1896-1948), dramaturgo, crítico literário, percorre de fato uma vida nefasta nesta terra. Sua Biografia confunde-se com sua obra, no quesito experimentar. Artaud é daqueles artistas que nascem embebidos de fúria, desordem e que tem como objetivo transmitir os sentimentos mais podres que existem na alma humana. Viu no mal, uma forma de se expressar. Formula que aliada às forças místicas do teatro e poesia torna-o um místico, um feiticeiro. Sua proposta para o teatro ( aquilo que ele denominava CRUELDADE), escreve junto ha amigos, Os SURREALISTAS, mas diferentes deles escreve porque era sua vida e não motivado pelo certeza do sucesso literário. Algo era mais forte em Artaud, sua demoníaca expressão corporal. Como se realmente seu corpo o limita-se.
REFERENCIAS: -WILLER, C. Os escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre:L&PM, 1986.(Coleção Rebeldes & Malditos­ v.5). -TEIXEIRA COELHO, J. Artaud: posição da carne. São Paulo: Brasiliense, 1982.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Deleuze e conceitos

Para ter uma compreensão filosófica, não é preciso ser filósofo. A muito de não filosofia na cabeça e no pensamento das pessoas, ambas torna-se positivas. O que o filosofo francês Gilles Deleuze chama de Afetos e Perceptos e Conceito. “O conceitos é que impede o pensamento de ser uma simples opinião, um conselho, uma discussão, uma conversa”... “Os perceptos não são percepções são conjunto de sensações e relações que sobrevivem àqueles que as experimentam. Os afetos não são sentimentos, são estes devires que desbordam o que passa por eles (ele torna-se outro)” (ESCOBAR, apud. Deleuze. p.11, 1992). Por isto em Deleuze não é no acúmulo de informações, e sim Devires em que os homens passam por uma vida, que lhe permitem dizer sobre o mundo, ou traçar linha de fuga, que é preciso que a linguagem não seja um sistema homogêneo, mas um desequilíbrio, sempre e heterogêneo, mas o que isto quer dizer?(muito próximo a Foucault na teoria dos enunciados). Acontecimento é um conceito filosófico, o único capaz de destruir o verbo ser e o atributo. “não estamos completamente seguro de sermos pessoas: uma brisa, um dia, uma hora do dia, um riacho, um lugar, uma batalha uma doença ou uma individualidade não pessoal.” Deleuze chama isto de “Estidades”, e estas podem ser por vezes modestas e microscópicas, mas elas continuam atuantes e vibrantes. O filosofo insiste em que há um laço profundo entre os signos, o acontecimento, a vida, o vitalismo, é a potência de uma vida não orgânica, o que nos faz compreender uma linha de desenho, de musica, de escrita. “não há nenhuma obra que não indique uma abertura para a vida” (ESCOBAR, apud. Deleuze. p.17, 1991). Na trama de conceitos os significados e definições, tendem a pressupor do leitor atenção também para outras noções, que o conjunto de suas teses faça sentido. Todos os filósofos a tem uma linguagem própria, tem um estilo. “Os signos reenviam aos modos de vida, às possibilidade de existência, são os sintomas de uma vida em jorro ou vazia. Os artistas não podem se contentar com uma vida vazia, nem como uma vida pessoal. Assim o mundo é povoado por imagens de pensamentos, e para que o pensamento não seja refletido, Deleuze incita ao construtivismo. E o que substitui a comunicação é o expressionismo. “por imagem de pensamento, não entendo o método, mas algo mais profundo, um pressuposto, um sistema de coordenadas, de dinamismo, de orientações: o que significa pensar. Orientar-se no pensamento” (ESCOBAR, apud. Deleuze. p.22, 1991).

quarta-feira, 1 de maio de 2013

AFIRMAÇÃO ABSOLUTA

"A partir do instante que o homem submete Deus ao juízo moral, ele o mata dentro de si mesmo. Mas qual é o fundamento da moral ? Negar-se Deus em nome da justiça, mas a ideia de justiça pode ser compreendida sem a ideia de Deus? Não nos achamos desse modo no Absurdo? É com o Absurdo que Nietzsche se de fronta . Para melhor superá-lo , ele o leva a extremos: a moral é a ultima face de Deus que deve ser destruída, antes que se comece a reconstrução. Deus não mais existe e não garante mais nossa existência; o home, deve ter a determinação de fazer para existir(CAMUS p.82, 1996)." A pequena Historia Conatado por CAmus sobre a tentiva de apagara o nome de Deus. Stirner junto a Nietzsche. Assim é discutida a gênese deste conceitos.

Camus, niilismo.

"não mais consegue sentir o mal nem os benefícios nem tampouco sentir alegria pelos males que causou.Isto define o niilismo e autoriza o assassinato." CAMUS p.67-68 1996.